quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cuidando das unhas


Você pode não ter tempo de semanalmente ir ao salão de beleza para cuidar dos pés, mas não pode se esquecer por completo dessa parte do corpo que te leva para todos os lugares e de dar um tratamento especial a eles e às unhas!

Apesar de vista como um objeto de estética, as unhas são muito importantes para o corpo porque funcionam como uma espécie de termômetro. Ou seja, quando algo não vai bem, elas denunciam o problema mudando a coloração. São os reflexos e maus hábitos da vida moderna. 

A olho nu é possível observar se há (e quais são) as alterações existentes nas unhas:



Manchas brancas ou amareladas
São indícios que um dermatologista precisa ser consultado para avaliar corretamente e saber se o paciente tem alguma deficiência vitamínica, ou qual é o tipo de problema em questão.

Grossas e sem cor
Problema que atinge uma parcela considerável da população, as unhas grossas são mais um fruto da correria cotidiana. Os homens, que não abrem mão do futebol com os amigos e passam boa parte do dia com sapatos são os que mais sofrem, devido à falta de respiração dos pés.

Falta de cor ou opacidade
Pode ser um sinal de alguma doença ou deficiência nutricional. Antes de usar esmalte ou loção, é melhor investigar. Já as unhas espessas (‘grossas’) provavelmente assim estão por uma infecção fúngica, popularmente conhecida como micose.

Tratamento
Geralmente o tratamento é feito sem causar aborrecimentos ao paciente, principalmente se o diagnóstico for feito com antecedência. 



Antes de pensar em tratamento, é fundamental que o diagnóstico correto seja feito. Caso seja identificada uma infecção fúngica, por exemplo, deve-se fazer tratamento antifúngico. Este pode ser via oral ou tópico.
Em caso de micose de unha, o mais indicado é o esmalte terapêutico. A escolha do tratamento depende do grau de acometimento da unha, do número de unhas afetadas, entre outros aspectos. 

Para não ter problemas com as unhas, a alimentação é fundamental. Prefira sempre verduras, legumes, frutas e alimentos integrais. 

Além da alimentação, podemos fazer algo bem simples: dar mais atenção e cuidar dos nossos pés!

Nenhum comentário:

Postar um comentário