Já parou pra fazer uma conta de quanto tempo nossos pés, que possibilitam nossa locomoção para inúmeros destinos, ficam “enjaulados” num sapato? Sapatos confortáveis não são importantes apenas para sua comodidade; a escolha certa do calçado também influencia na saúde do pé. Quem calça sapatos fabricados com material rígido pode ter a desagradável surpresa de acumular rachaduras nos calcanhares, um problema de ação mecânica e repetitiva.
O podoterapeuta e franqueador da Spé, O Spa do Pé, Luiz Pedreira explica que usar sapatos fechados a maior parte do dia é uma das causas das fissuras. Assim como um desvio ortopédico, quando ocorre maior esforço do calcanhar dentro do calçado.
O tempo ideal usando um sapato fechado é de seis a oito horas por dia, mas, se houver a oportunidade, é bom dar um descanso para os pés e tirar os sapatos durante esse tempo.
Usar sapato sem meia também é prejudicial, por causa do atrito. Recomenda-se também que a meia escolhida seja sempre de algodão, já que as sintéticas causam sudorese. E, de acordo com Salvador Amorim, vice-presidente da Associação Brasileira Podólogos, a desidratação também é uma das causas das fissuras, o que é tratado com cremes que contém ureia ou silicone. Então, gaste alguns segundos após o banho para passar o hidratante recomendado nos pés e sempre que tiver um intervalo no decorrer das suas atividades corporativas, tire os sapatos por algum tempo e relaxe. Longe dos chefes, é claro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário